domingo, 10 de maio de 2009

Selecção de um Recurso Computacional Aberto (RCA)

Para suportar a remodelação da disciplina "Tecnologias de Informação (TI)" do 2º ano do Curso de Gestão do ISEG (a primeira sobre TI no curso), pesquisámos no OCW - OpenCourseware e seleccionámos (pelos motivos a seguir explicitados) dois REA, ambos do MIT Open Courseware e da Sloan School of Management: a base será o Information Technology Essentials a que vamos juntar um módulo do Information Technology I.

No âmbito da nossa disciplina já tivémos várias aproximações aos objectivos e correspondente programa. Também já analisámos os programas de disciplinas equivalentes noutros cursos de gestão em Portugal, que também não convencem...

A pergunta é sempre a mesma: o que deve um futuro gestor saber de sistemas e tecnologias de informação (SI/TI) para desempenhar a sua profissão?

Até já pensámos fazer um estudo empírico que, através de um inquérito, questionasse os Directores de SI/TI do nosso país sobre esta questão. Temos duas disciplinas, a de TI no 1º semestre do 2º ano e a de Sistemas de Informação para a Gestão no 2º semestre do mesmo ano, que têm obviamente de se complementar.

Os últimos objectivos definidos para a disciplina de TI foram os seguintes:

  1. Dominar os conceitos fundamentais de sistemas e tecnologias de informação;
  2. Compreender os métodos e técnicas de desenvolvimento de software, análise de sistemas de informação e concepção de bases de dados;
  3. Utilizar sistemas de gestão de bases de dados para obter informação de gestão.


Para seleccionar um REA a utilizar na disciplina de TI, tivemos em consideração, numa primeira abordagem, os seguintes critérios:

  1. Adequação dos conteúdos disponibilizados aos objectivos e áreas programáticas da disciplina - Em conjunto, os dois REA do MIT Open Courseware cumprem o pretendido;

  2. Certificação de Qualidade do REA - Como, a nosso conhecimento, a única das três formas de certificação da qualidade (ver o nosso post anterior) disponível é a assegurada pela Instituição que disponibiliza o recurso, pelo que pesquisámos disciplinas de TI em boas Business Schools. Os mais adequados que encontrámos foram os do MIT;

  3. Actualidade dos REAs - O Information Technology Essentials é de 2005 e o Information Technology I de 2003. Só por falta de financiamento se pode entender que cursos de Tecnologias da Informação não sejam revistos anualmente (como deveriam). Vamos ter de os actualizar, quando fôr caso disso;

  4. Qualidade Técnica e Pedagógica do REA - Apesar da qualidade ser certificada pelo MIT, entendemos que uma equipa de uma disciplina (o actual trabalho é individual, mas no caso concreto vamos analisar e discutir em equipa) deve avaliar técnica e pedagogicamente os materiais. Foi o que agora fizémos e, com mais ou menos adaptações, os dois recursos seleccionados parecem, deste ponto de vista, adequados;
  5. Tipos de Materiais Disponibilizados - Que tipos de materiais são disponibilizados? No nosso caso as disciplinas são disponibilizadas de forma bastante completa, contemplando syllabus, calendarização, bibliografia, slides, trabalhos e exames.

  6. Disponibilidade da tradução portuguesa - É sempre um factor a considerar. Apesar de existirem vários REA da Sloan School of Management em português (do Brasil), esse não é o caso dos que seleccionámos. Vamos ter de reflectir sobre se os traduzimos ou pura e simplesmente os apresentamos em inglês. De qualquer forma, devido à participação de alunos Erasmus, leccionamos sempre uma turma em inglês.

Entendemos utilizar fundamentalmente o Information Technology Essentials que, tal como a nossa disciplina, é introdutório às Tecnologias da Informação num curso de Gestão. Vamos introduzir-lhe o módulo "Relational Database Design" (que aliás actualmente leccionamos) da disciplina também introdutória Information Technology I e, por agora retirar o módulo "Computer Security I: Encryption and Digital Signatures" que, apesar de importante é, numa primeira abordagem, prescindível.

Este "figurino" diminui drasticamente o nosso 2º objectivo atrás enunciado (sobre o qual aliás já tinhamos algumas dúvidas), que só passará a contemplar, de forma simplificada, a "concepção de bases de dados". Por outro lado reforça, e bem, o 1º objectivo com o módulo "Business Intelligence: Data Mining and Data Warehousing".

A disciplina ficaria desse modo, com os seguintes módulos (todos oriundos da disciplina Information Technology Essentials , excepto o módulo expressamente assinalado):


1 Introduction: Information Technology Essentials
The Technology
2
Fundamentals of Computing
3 Networks I
4
Networks II
5
Programming Languages
6 Relational Databases
7
Introduction to Microsoft® Access
8 Relational Database Design (do curso Information Technology I)
9 Web Technologies Fundamentals
10 Computer Security II: Network Security

Applications of Technology
11
"Under the Hood" of a Commercial Website
12
Managing Software Development
13
Enterprise Systems
14 Systems that Span Multiple Enterprises
15 Business Intelligence: Data Mining and Data Warehousing
16
Emerging Technologies; Course Wrap-up

Estes 16 módulos terão de ser planeados para 24 aulas ( nº médio de aulas por semestre ).

Actualmente, a nossa avaliação contínua é composta por 3 componentes: participação nas aulas, dois testes e um trabalho de grupo.
No MIT consideram também a participação nas aulas e três trabalhos de grupo, dos quais o 1º tem por objectivo a criação de um site, o 2º a criação de uma base de dados Access (como o nosso trabalho) e o 3º a operacionalização de um inquérito online no site, com o armazenamento dos dados em Access.
Achámos muito interessante eles exigirem a criação de um site e utilizarem-no, tal como o Access, para a realização de um inquérito online. Parece uma boa ideia que vamos ter de explorar e discutir.

Durante o curso de eLearning já nos tinhamos lembrado de preparar um trabalho de grupo que contemplasse a construção de um site, mas a ideia de juntar o site com o armezamento em Access parece realmente interessante.

Para terminar:

  • Este trabalho sobre REAs induziu-nos a fazer um benchmarking internacional da nossa disciplina. Isso acabou por ser de grande utilidade e vai ter seguramente algumas consequências, dependentes da nossa capacidade de motivar a equipa;
  • Numa primeira análise substituiríamos praticamente todo o nosso material pelo disponibilizado pelo MIT, por duas razões:
  1. Comparado com o do MIT, o nosso material de suporte, que tem indiscutivelmente qualidade, é muito mais teórico, provavelmente sem grande valor acrescentado para o aluno. Está muito mais orientado para ensinar conhecimentos do que competências. Com o material do MIT acontece exactamente o contrário;
  2. O nosso objectivo "Compreender os métodos e técnicas de desenvolvimento de software, análise de sistemas de informação e concepção de bases de dados" tem subjacente a ideia de formar gestores que sejam capazes de ser utilizadores empenhados em projectos de desenvolvimento ou costumização de software. A ideia continua a ser boa, mas será necessário ensinar-lhes toda uma parafernália de técnicas que eles não se sentem motivados a aprender? Os do MIT simplificaram e ensinam apenas "Concepção de Bases de Dados" (o mais importante) sem grande envolvente teórica. Provavelmente têm razão! É a eficácia Americana...


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